Logística 4.0 agiliza processos e atendimento aos clientes da Tomasi

26 de outubro de 2021

Empresa implantou novo modelo de operação em setembro

Desde a sua fundação, há mais de 30 anos, a Tomasi Logística sempre esteve atenta aos processos inovadores, que envolviam automação e tecnologia. Agora, a empresa investe em um projeto maior, implantando a Logística 4.0 nas suas operações.

A Logística 4.0 é uma expressão que representa uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0. Para isso, se vale tecnologias modernas de informação e comunicação, desenvolvendo processos e equipes com alto potencial de análise.

Na Tomasi, a implantação deste novo modelo ocorreu no mês de setembro. O primeiro passo foi a estruturação de um plano estratégico com automação para dar visibilidade para vários processos internos que já existiam na empresa. Outros procedimentos precisaram ser implementados, como a automação ao atendimento relacionado a questões de manutenção de veículos, atendimento aos motoristas, agilidade e visibilidade das viagens que estão sendo realizadas. “Existe uma série de ações voltadas à logística 4.0 que estão sendo implementadas nos mais diferentes setores da empresa. Elas passam pelos setores administrativo, comercial, de operações e torre de controle”, destaca o diretor da Tomasi, Diego Tomasi.

O principal benefício que a Tomasi busca com este novo formato é dar mais agilidade às operações. Os clientes já podem perceber essa instantaneidade na comunicação pelo acompanhamento das viagens, sabendo onde o veículo que carrega sua carga está, qual a previsão de descarga do caminhão e da entrega. Além disso, o cliente tem acesso a toda a parte administrativa da empresa, relacionada a comprovantes de entrega e cotação. “Tudo está muito mais rápido e automatizado. E a perspectiva do futuro é que esta seja uma tendência cada vez maior”.

O diretor salienta ainda que, à medida que a Tomasi cresce e passa a ter mais caminhões, cargas e clientes, cria-se uma necessidade de ter informações rápidas e precisas. “O movimento da logística 4.0 vem para termos mais informações e dados para que consigamos tomar as melhores decisões, resultando num melhor serviço prestado para os nossos clientes”, salienta Diego Tomasi.

Sobre a empresa

A Tomasi Logística possui caminhões com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 1,5 mil viagens por mês. Além da matriz em Lajeado (RS), a empresa também possui unidades em Estrela (RS), Canoas (RS), Caxias do Sul, (RS), Itajaí (SC), Itapecerica da Serra (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Conceição do Jacuípe (BA), Pena Forte (CE), Escada (PE) e Goiânia (GO). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias.


Marcadores: Notícias

Créditos: Estúdio A