ESG

A Tomasi, há mais de 30 anos no mercado de transporte e logística, segue nos seus processos o ESG - Environmental, Social and Governance. As ações ESG estruturam as práticas ambientais, sociais e de governança da empresa.
Na área ambiental, são adotadas práticas como a utilização de água da chuva para lavagem dos caminhões, uso de veículos com menor gasto de combustível e sistema ARLA, que reduz as emissões de poluentes. Além disso, uma usina de geração de energia solar, instalada na matriz, em Estrela, gera energia para todas as unidades da Tomasi no Rio Grande do Sul.

Em relação à governança, a empresa trabalha pautada num Código de Ética e possui um Canal de Ouvidoria, que serve como apoio em busca de melhores práticas de atendimento. A profissionalização dos colaboradores, o desenvolvimento de novos líderes e a modernização da gestão também fazem parte do dia a dia.

Na área social, a Tomasi participa do Núcleo de Ação Social (NAS) do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (SETCERGS). O NAS possui ações estruturadas e auditadas, que geram um trabalho social relevante no estado. A empresa ainda mantém uma Escola de Formação de Motoristas e abre oportunidades para mulheres e estrangeiros na profissão de motorista de caminhão.

A Tomasi entende que faz parte de um ecossistema e ter um plano estratégico é fundamental para que as ações ESG sejam efetivas, gerando benefícios para todas as pessoas envolvidas com a empresa.

Ambiental
Usina solar
Veículos com utilização do sistema de Arla para redução das emissões de CO2
Veículos com menor consumo de diesel
Utilização de água da chuva para lavagem dos veículos

Social
Escola de formação de motoristas
Oportunidades para mulheres na profissão de motorista de caminhão
Oportunidades para motoristas estrangeiros
Desenvolvimento interno de novos líderes
NAS - Núcleo de Ação Social

Governança
Código de Ética
Consultores e Auditores de Gestão Corporativa
Canal de Ouvidoria
Governança Corporativa