Torre de Controle garante excelência e segurança nas operações logísticas

15 de agosto de 2020

A competitividade e a dinâmica da economia mundial exige que os Operadores de Logística trabalhem com soluções rápidas e precisas para garantir as condições de permanecer no share do mercado. Diante desse quadro, a Tomasi Logística aposta na tecnologia e na inovação para oferecer excelência e segurança no transporte de mercadorias para os seus clientes. E um dos principais pilares destas operações é a Torre de Controle, uma central de monitoramento 24h instalada na matriz da empresa, em Estrela (RS).

Adriano Jovino da Silva é o Gerente da Torre de Controle e Qualidade. Ele resume a importância do sistema. “A Torre de Controle é inspirada em Operações de Aeroportos, e tem a função de planejar e monitorar todas as etapas do transporte de cargas. As ações são para aumentar a eficiência logística, garantir a segurança nas estradas e redução de custos, por meio de monitoramento das etapas do transporte de cargas, gerando indicadores de performance que auxiliam na meta de atender, manter e aumentar a qualidade dos serviços.”

A cada mês, explica Adriano, a Torre de Controle faz o monitoramento médio de 1,5 mil cargas. O sistema também acompanha o tráfego de 350 caminhões para atender os clientes. Para ele, a principal tarefa da Tomasi Logística é garantir atendimento com qualidade e agilidade. “A nossa missão é encantar o cliente”’ reforça. “E a Torre de Controle, utilizando de indicadores, nos diz o que está ou não funcionando como o esperado. Como dizia Peter Drucker, ‘Quem não mede, não administra’”.

O principal objetivo da Torre de Controle é garantir o nível mais alto de eficiência nas operações logísticas. Por meio da central de integração instalada na matriz em Estrela (RS), coordenada por uma equipe de funcionários, a empresa une todas as informações necessárias para o gerenciamento dos processos logísticos. Com o sistema, a equipe possui a visão completa do que está acontecendo em tempo real com toda a frota. Todos os processos são monitorados, possibilitando maior efetividade e precisão em uma série de tarefas.

A Torre de Controle possibilita um melhor planejamento das demandas — o que deve ser coletado, quando, onde e em qual quantidade –; o acompanhamento de cada etapa da operação logística em tempo real; o controle de cada atividade; e a resolução rápida de eventuais problemas. E tudo isso é possível graças aos KPI´s de monitoramento. Entre esses, destaque para o tempo de entrega e coleta; o total de tempo do veículo parado em trânsito e no pátio; quantidade de veículos em processo de carregamento ou descarregamento; atrasos e seus respectivos motivos.

“Qualidade, pontualidade e segurança”

Diretor Administrativo da empresa, Rodrigo Tomasi reforça a importância da Torre de Controle e garante: o sistema está em constante atualização. “As novas tecnologias precisam ser constantemente incorporadas ao nosso processo”, resume. “E a Torre Controle é uma realidade dos grandes operadores. A nossa foi implantada em 2017. Recentemente, passou a funcionar em uma sala exclusiva, tendo como base a matriz em Estrela”, informa.

Rodrigo detalha o funcionamento do sistema. “Por meio de uma gerenciadora de risco, e via satélite, nossa equipe consegue rastrear toda a frota. O software apresenta informações detalhadas das viagens, gerando qualidade, pontualidade e segurança aos motoristas e para os clientes. Além disso, possuímos sensores em todos os veículos. Assim é possível saber, em tempo real, quando a porta do motorista ou a porta do baú são abertas, por exemplo.”

Além do monitoramento em tempo real, a Torre de Controle garante redução de custos operacionais, diferencial competitivo, rapidez na tomada de decisão, controle de velocidade dos veículos e redução de acidentes nas estradas. Por fim, o inovador sistema garante maior produtividade, detecta os principais gargalos nas operações logísticas e evita atrasos e prejuízos para toda a cadeia envolvida no processo.

A Tomasi Logística         

A Tomasi Logística possui caminhões com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 1,5 mil viagens por mês. A empresa possui unidades em Lajeado (RS), Estrela (RS), Canoas (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Feira de Santana (BA) e Escada (PE). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo