(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi Logística completa 29 anos

30 de julho de 2019

A Tomasi Logística é resultado de um sonho da família Tomasi, cuja raiz fica na cidade de Lajeado (RS). Em 30 de julho de 1990, o patriarca Germano Tomasi resolveu se transformar em um empreendedor. Comprou o primeiro caminhão da empresa e fundou sua própria transportadora, mais precisamente na Rua Miguel Tostes, no bairro Alto do Parque. Criou um negócio fundamentado no respeito aos clientes, nas relações éticas e na qualidade dos serviços prestados.

Mas antes desse momento ímpar, a família Tomasi percorreu por outros caminhos. Edi sempre atuou como professora na rede estadual de ensino. E Germano acumulou experiência nas estradas. Por 20 anos, trabalhou como motorista em empresas de transportes e logística da região do Vale do Taquari. E por uma dessas guinadas da vida, ele foi demitido após o antigo patrão vender todos os caminhões e praticamente encerrar o empreendimento.

Com os recursos que acumulou durante esses anos como empregado, Germano resolveu abrir o primeiro negócio. “Eu comprei um restaurante em Estrela, na beira da BR-386. Ficamos lá por cerca de dois anos. Com o dinheiro que ganhamos, eu enfim comprei o meu primeiro caminhão e comecei a puxar uma carga de guaraná até Foz do Iguaçu. E assim tudo começou a funcionar”, relembra. No início, era ele na estrada e Edi cuidando da parte financeira e administrativa.

Meses depois a família conseguiu comprar o segundo caminhão. O negócio seguiu prosperando. Germano e Edi decidiram vender o restaurante para comprar o terceiro caminhão. A partir disso, não pararam mais de crescer. Hoje, são mais de 115 caminhões próprios e 150 colaboradores. Recentemente, a empresa inaugurou a Tomasi Rede Logística, que já conta com mais de 20 franqueados. Os empreendedores também finalizam a criação de um aplicativo para modernizar a gestão e logística dos veículos e das cargas.

“Hoje eu vejo a empresa como algo fantástico. No início trabalhávamos dia e noite, sem parar. E se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria. Com tanto esforço, o crescimento veio ao natural. Quando eu tinha um caminhão, sonhava em comprar o segundo. Quando eu comprei o segundo, sonhava com o terceiro. E assim foi indo até chegarmos à nossa frota atual. Tudo que aconteceu de melhor na minha vida tem a ver com a empresa. A minha vida é a Tomasi”, conta Germano.

Sempre ao lado dele, a esposa Edi faz questão de enaltecer a persistência do marido no processo de crescimento da empresa. “Se precisasse carregar o caminhão, ele carregava. Se precisasse dirigir, ele dirigia. E no início, o Germano me ligava para pedir ajuda enquanto eu estava dando aula na escola. Foi me incomodando, no bom sentido, até que me fez abrir mão da minha profissão para ajudar na papelada, contas e documentações burocráticas da empresa”, relembra. “E valeu a pena”, acrescenta.

Edi também ressalta a importância dos filhos, Diego e Rodrigo. “Os meninos foram o diferencial. Quando começaram a ajudar, ainda adolescentes, sempre demonstraram destreza para nos trazer inovações. No início, confesso, eu queria que eles seguissem outra profissão, porque a área de transporte e logística é muito trabalhosa, com altas cargas tributárias. Queria que eles se formassem em alguma profissão liberal. Mas, para nossa sorte, eles também foram persistentes e ficaram ao nosso lado. Vencemos todas as batalhas juntos”, finaliza.

A Tomasi Logística

Hoje a Tomasi Logística conta com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 750 viagens por mês. O empreendimento que iniciou em Lajeado (RS) também possui unidades em Estrela (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Canoas (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Feira de Santana (BA) e Escada (PE). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo

Trabalhe Conosco
Comercial