(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Sistema de telemetria garante segurança nas operações da frota e reduz a emissão de poluentes

15 de maio de 2021

A Tomasi Logística atua há mais de 30 anos no mercado nacional e está sempre em constante inovação. Desde 2019, por exemplo, a empresa gaúcha de operações logísticas utiliza o moderno sistema de telemetria, o que garante o monitoramento em tempo real de toda a frota. O modelo permite coletar diversos dados do veículo, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota e enviá-los a uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor. Com isso, é possível reduzir os gastos e a emissão de poluentes na atmosfera. 

O sistema permitiu, entre 2019 e 2020, a redução de 12% nos gastos com combustível, além de gerar mais segurança aos motoristas e identificar uma série de problemas de depreciação nos veículos da frota própria da Tomasi Logística. Como exemplo, o excesso de rotação, as freadas e arrancadas bruscas e o uso excessivo da embreagem. O gerenciamento da frota é realizado por meio da tecnologia da Sascar. Com o modelo, é possível monitorar 100% da frota e acompanhar toda a movimentação de cargas e mercadorias, desde o momento da partida até a entrega final.  

David Matheus Blömker é o Analista de Frota da Tomasi Logística. Segundo ele, a telemetria é uma ferramenta que capta as informações do veículo por meio da rede CAN (Controller Area Network). A leitura é feita pela central eletrônica do veículo, presente nos veículos mais modernos, abastecida pelos sensores instalados em diferentes pontos do caminhão. Por exemplo: o motor recebe dados de vários sensores e, com isso, o analista sabe se ele precisa mandar mais ou menos combustível. O mesmo ocorre com a velocidade e rotação. Em suma, a rede CAN aponta as diversas falhas que acontecem no sistema.  

"Com isso a gente sabe de que forma o motorista está atuando durante toda a viagem. É possível monitorar o gasto de combustível, e o período em que foi gasto, assim como a faixa de rotação. Com essas informações, analisamos também o desempenho por trechos nas rodovias. E também emitimos alertas sonoros para os motoristas não ultrapassarem os limites de velocidade”, resume o Analisa da Frota. Por fim, todo este controle resulta em menos queima de combustível e menores índices de emissão de poluentes na atmosfera, contribuindo para a manutenção de um meio ambiente mais saudável e garantindo qualidade de vida para a sociedade e aos motoristas.  

A Tomasi Logística     

A Tomasi Logística possui caminhões com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 1,5 mil viagens por mês. Além da matriz em Lajeado (RS), a empresa também possui unidades em Estrela (RS), Canoas (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Itajaí (SC), Itapecerica da Serra (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Conceição do Jacuípe (BA) e Escada (PE). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias. 


Créditos: Agência Lente M

Trabalhe Conosco
Comercial