(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi Logística completa 30 anos e lança o App Hublog para celebrar a inovação

30 de julho de 2020

A Tomasi Logística é literalmente o resultado de um sonho da família Tomasi. E tudo começou na Rua Miguel Tostes, em Lajeado, mais precisamente no dia 30 de julho de 1990. Naquele exato momento, o patriarca Germano Tomasi virou um empreendedor. Ele comprou o primeiro caminhão e fundou a própria empresa de Operações Logísticas. Acima de tudo, criou um negócio fundamentado no respeito aos clientes, nas relações éticas e na qualidade e inovação dos serviços prestados.

Antes disso, a família Tomasi percorreu e batalhou em outros caminhos. Edi atuava como professora e diretora na rede estadual de ensino. E Germano acumulou experiência nas estradas do Estado e do Brasil. Durante 20 anos de sua vida, ele trabalhou como motorista em empresas de transportes e logística do Vale do Taquari. E após uma guinada forçada na vida –ele foi demitido após o antigo patrão vender todos os caminhões e praticamente encerrar o empreendimento –, o destino da família mudou.

Com os recursos que acumulou durante os anos como empregado, Germano abriu o primeiro negócio. Ele comprou um restaurante em Estrela, na beira da BR-386. “La ficamos por dois anos. Com o dinheiro, comprei o primeiro caminhão e comecei a puxar uma carga de guaraná até Foz do Iguaçu. E foi assim que tudo começou”, relembra. No início, era ele na estrada e “Dona” Edi cuidando da parte financeira e administrativa, intercalando o serviço com as aulas na rede estadual.

Meses depois a família comprou o segundo caminhão. O negócio prosperou e Germano e Edi decidiram vender o restaurante para comprar o terceiro caminhão. A partir disso, não pararam mais de crescer. Hoje, são mais de 115 caminhões próprios e 150 colaboradores. Recentemente, a empresa inaugurou a Tomasi Rede Logística, que já conta com mais de 30 franqueados, e neste momento lança o App Hublog, para a gestão tecnológica de cargas.

“Eu vejo a empresa como algo fantástico. No início, trabalhávamos dia e noite, sem parar. E se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria. A minha vida é a Tomasi”, conta Germano. Sempre ao lado, Edi também faz questão de enaltecer a persistência do marido e a importância dos filhos, Diego e Rodrigo. “Os meninos foram o diferencial. Quando começaram a ajudar, ainda adolescentes, sempre demonstraram destreza para inovações”.

Diretor Administrativo, Rodrigo Tomasi resume a importância do negócio. “A Tomasi Logística representa uma filosofia de vida. Aprender os conceitos de logística e passar isso para nossos clientes é o que norteia a minha vida. E o nosso serviço é fundamental para os nossos clientes. É por meio dos nossos serviços que ocorre todo o escoamento da produção até o cliente final. E realizar com excelência essa cadeia logística é de suma importância e nos faz muito feliz. Doamos nossa sabedoria, conhecimento e estratégia para satisfazer nossos clientes.”

Inovação: o lançamento do App

No aniversário de 30 anos de fundação da empresa de Operações Logísticas, os diretores apresentam aos clientes o mais novo produto: o aplicativo para celular, tablet e computador Hublog. Criado nos ambientes do Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Taquari (Tecnovates), pela equipe do Setor de Inovação, o App desenvolve soluções para o transporte de cargas. Entre as funcionalidades a facilidade na solicitação e confirmação de embarque, bem como a comunicação entre embarcador e transportador.

O Hublog é desenvolvido desde maio de 2019. Naquele momento, explica o Diretor Comercial da empresa, Diego Tomasi – que integra a Diretoria do Setcergs e da Fetransul –, o Setor de Tecnologia e Inovação da Tomasi Logística foi incubado no Parque Tecnológico da Univates. Desde então, três profissionais atuam no local para desenvolver e criar novas soluções para o transporte de cargas. “Por meio das mudanças tecnológicas que estamos presenciando, a Tomasi Logística sempre buscou inovar na relação com seus clientes”, comenta.

De acordo com o Diretor Comercial, a ideia surgiu a partir de uma análise do mercado. “Analisamos o formato que a maioria dos embarcadores solicita veículos para carregamento junto às transportadoras, e nem sempre existe um padrão para esta comunicação. A ideia do aplicativo foi justamente padronizar e facilitar estas solicitações de veículos”, explica. “E o primeiro passo foi buscar um ecossistema que nos proporcionasse conhecimento e ferramentas para desenvolver o aplicativo. Encontramos isso no Tecnovates.”

Detalhes do Hublog

O aplicativo tem uma funcionalidade prática e simples, informa Diego. “Está à disposição de todos os clientes da Tomasi Logística. Por meio de um login e uma senha, eles acessam o App e programam toda a demanda de veículos que vão precisar para embarques em suas empresas. Também podem selecionar o tipo de veículo, os destinos das cargas e as agendas de coleta e entrega. Após esta solicitação, nosso cliente já recebe a confirmação com a placa do veículo e horários que o serviço será realizado. Assim, acompanham todo o processo.”

Para Diego, o principal benefício do aplicativo tanto para a empresa de Operações Logísticas como para os clientes, é a agilidade e a segurança na troca das informações. “Nosso cliente terá a facilidade de solicitar a quantidade e tipos de veículos que for necessária para sua operação na palma da sua mão. E a Tomasi Logística vai receber as informações de forma padronizada, em sua Torre de Controle, facilitando e agilizando toda a programação dos embarques.” O App já está disponível no Google Play Store.

A Tomasi Logística

A Tomasi Logística possui caminhões com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 1,5 mil viagens por mês. A empresa possui unidades em Lajeado (RS), Estrela (RS), Canoas (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Feira de Santana (BA) e Escada (PE). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo

Trabalhe Conosco
Comercial