Confira a íntegra da matéria produzida pelo Grupo A Hora, e publicada no anuário PENSAR LAJEADO:
O conceito de logística 4.0 ganha força com as evoluções tecnológicas e promete um sistema de distribuição de mercadorias cada vez mais transparente, seguro e eficiente no futuro. Em busca de inovações no ramo, a Tomasi Logística aposta em uma parceria com o Tecnovates.
Desde maio de 2019, a empresa de Lajeado tem um setor de inovação incubado na universidade. São três profissionais que atuam no local para desenvolver soluções para o transporte de cargas. “Esse mundo tecnológico exige cada vez mais visibilidade e automação dos processos de distribuição”, percebe o diretor Diego Tomasi.
Passado menos de um ano, o grupo criou um aplicativo chamado Hublog. Entre as funcionalidades está o rastreamento de mercadorias. “É quase um Uber voltado para o transporte de cargas. O cliente poderá acompanhar toda a viagem do caminhão até a entrega final”, aponta.
Outras funções do aplicativo que ainda está em fase de testes referem-se a organização de pedidos e documentação dos serviços.
Para Diego, além de promover soluções à empresa, objetivo do setor incubado no Tecnovates é modernizar o sistema logístico e garantir para o Vale do Taquari inovações que possam fazer a região se tornar competitiva, mesmo se equiparado com cidades mais próximas de grandes centros.
No futuro, algumas das ideias pensadas para o aplicativo da Tomasi Logística poderão ser utilizadas no transporte coletivo de Lajeado, possibilitando ao passageiro saber a localização do ônibus e informações sobre as linhas disponíveis, por exemplo.
“Logo podemos desenvolver tecnologias que serão comercializadas no mercado. Ser uma provedora de soluções logísticas”, planeja.