(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi Logística participa da abertura do Curso para Motoristas da Univates

14 de setembro de 2019

O sonho se tornou realidade. A Universidade do Vale do Taquari (Univates) iniciou o 1º Curso de Formação para Condutores de Veículos Pesados no campus de Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa é pioneira no campo acadêmico universitário e foi idealizada pelos empreendedores da associação Vale do Transporte, com auxílio do vice-reitor da Univates e presidente da Fuvates, Carlos Cyrne.

Mais de 30 motoristas de 14 transportadoras dos Vales do Taquari, Rio Pardo e Região Metropolitana participam deste primeiro curso técnico. A Gerente do Escritório de Relações com o Mercado da Univates, Cristiani Reimers, também teve papel fundamental na formatação. Ela destaca a importância das aulas para a qualificação do setor logístico nacional e reforça que as aulas também qualificam os trabalhadores para a vida pessoal.

“A ideia é realizar um curso com viés comportamental, e também voltado à saúde. Para o próximo ano, vamos buscar um módulo prático, com simulador de trânsito. Já para este ano, os alunos também poderão utilizar o mesmo laboratório do Curso de Medicina, para aulas de primeiros-socorros, por exemplo, e também do Curso de Nutrição”, explica ela.

Diego Tomasi, Diretor Comercial da Tomasi Logística, é um dos principais idealizadores deste projeto. Ele também participou da aula inaugural, onde palestrou para os novos acadêmicos. “Eu gostaria de parabenizar todos os estudantes. Esta é a primeira turma dentro de uma universidade para estudar e compartilhar conhecimento na área do transporte de cargas. Estes alunos vão ficar na história.”

Ele lembra também a dedicação de todos os envolvidos para idealizar o curso junto à Univates. “Foi um esforço muito grande. Passamos mais de um ano trabalhando para conquistar este curso para nossos profissionais da estrada. Vocês sabem muito bem dirigir caminhão, mas aqui vamos trabalhar mais a parte comportamental, de relação com os clientes. Sempre é possível melhorar neste quesito, e isso faz muita diferença no nosso negócio e na vida de cada motorista. Isso vai mudar muita coisa, inclusive questões salariais e de relacionamento.”

Por fim, Diego fala da importância de tornar o curso uma referência regional, estadual e até nacional. “Será um grande marco para todo mundo. Queremos que o curso prospere e seja constante. Hoje muitos motoristas não conseguem emprego em função da falta de experiência. E esse curso será uma porta nova de entrada no mercado para estes profissionais”, finaliza.   

Detalhes do Curso

O curso será realizado no campus de Lajeado em três datas: 14 e 21 de setembro, 5 e 19 de outubro, e 9 de novembro. Todas as aulas ocorrem aos sábados, das 8h20min às 11h40min e das 13h30min às 16h50min. Entre as temáticas, regras de segurança e a gestão operacional do trabalho. Há dois objetivos primordiais: orientar os profissionais que atuam ou querem atuar na condução de veículos pesados quanto a regras de segurança no desempenho de suas atribuições; e instrumentalizar o condutor para a gestão operacional do trabalho.

O público-alvo são os motoristas indicados pelas empresas parceiras e a carga horária será de 40 horas. Os conteúdos pragmáticos serão os seguintes: “Equilíbrio emocional”; “Educação Financeira”; “Saúde e nutrição na prática”; “Noções básicas de primeiros socorros com simulações realísticas”; “Responsabilidade civil e penal dos motoristas”; “Responsabilidade ambiental dos motoristas”; “Postura, ética profissional e marketing pessoal”; e “Relações Interpessoais”.

As aulas serão ministradas pelos professores Gabriel Braido, Michelle Taube de Oliveira, Franciele Machado, Luis Pissaia, Evandro Muliterno de Quadro, Luciana Turatti, Bernardete Cerutti e Cristine Heineck.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo

Trabalhe Conosco
Comercial