Univates inicia Curso de Formação para Motoristas

14 de agosto de 2019

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) confirmou a realização do 1º Curso de Formação para Condutores de Veículos Pesados, iniciativa idealizada pelos empreendedores da associação Vale do Transporte em conjunto com o vice-reitor da instituição e presidente da Fuvates, Carlos Cyrne, e a Gerente do escritório de Relações com o Mercado da Univates, Cristiani Reimers.

O curso é pioneiro no Estado e será realizado no campus de Lajeado em três datas: 14 e 21 de setembro, 5 e 19 de outubro, e 9 de novembro. Todas as aulas ocorrem aos sábados, das 8h20min às 11h40min e das 13h30min às 16h50min. Entre as temáticas, regras de segurança e a gestão operacional do trabalho.

Hoje, segundo a Diretora de Recursos Humanos da Tomasi Logística, Edi Tomasi, o número estimado de motoristas nos vales do Taquari e Rio Pardo chega a cinco mil profissionais. Dentro da associação Vale do Transporte, por exemplo, são mais de 20 representantes de transportadoras. A maioria das empresas realiza viagens para diversos estados brasileiros e carece de motoristas cada vez mais qualificados.

“Muitos motoristas iniciam na carreira sem qualquer formação. E o mercado exige que o nosso profissional tenha cada vez mais conhecimentos, tanto na área da tecnologia como também na área de relações pessoais. Muitos apresentam grandes dificuldades para compreender normas e horários da empresa, regras de conduta e as leis de trânsito. E essa parte técnica é muito importante para o sucesso pessoal e da empresa”, relata. “Além disso, alguns motoristas ainda estão muito aquém da tecnologia disponível nos caminhões”, reforça.

Edi faz questão de elogiar a temática definida para o curso de formação da Univates. “O curso é sensacional. Vai proporcionar conhecimento aos motoristas, não somente para a vida profissional, como também para a vida pessoal. A intenção é transformá-los em empreendedores, para que saibam lidar com as mais diversas situações. Principalmente as situações adversas com diretores e colegas, problemas no trânsito e também junto aos clientes.”

Detalhes do Curso

Segundo Cristiani Reimers, o curso de formação de profissionais condutores de veículos pesados – Módulo Comportamental – surge de uma parceria entre a Univates e um grupo de transportadoras da região. “São dois objetivos. Orientar os profissionais que atuam ou querem atuar na condução de veículos pesados quanto a regras de segurança no desempenho de suas atribuições, e instrumentalizar o condutor para a gestão operacional do trabalho.”

Além disso, cita ela, a formação busca fortalecer a importância e a responsabilidade do condutor, estimulando-o no desenvolvimento de novas atitudes, visando assim a melhoria na qualidade de vida e na prestação de serviços. O público-alvo são os motoristas indicados pelas empresas parceiras e a carga horária será de 40 horas.

Os conteúdos pragmáticos serão os seguintes: “Equilíbrio emocional”; “Educação Financeira”; “Saúde e nutrição na prática”; “Noções básicas de primeiros socorros com simulações realísticas”; “Responsabilidade civil e penal dos motoristas”; “Responsabilidade ambiental dos motoristas”; “Postura, ética profissional e marketing pessoal”; e “Relações Interpessoais”.

As aulas serão ministradas pelos professores Gabriel Braido, Michelle Taube de Oliveira, Franciele Machado, Luis Pissaia, Evandro Muliterno de Quadro, Luciana Turatti, Bernardete Cerutti e Cristine Heineck.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo