(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Empresa apresenta modelo inovador de franquia

23 de julho de 2019

A Tomasi Logística completa 29 anos com uma série de inovações e novos produtos para os embarcadores. Com unidades em seis estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Bahia –, a empresa com sede administrativa em Lajeado (RS) possui mais de 250 caminhões à disposição dos clientes e disponibiliza equipamentos com as maiores cubagens do mercado brasileiro.

Entre os principais embarcadores da Tomasi Logística estão a Nestlé; Tramontina; Café Três Corações; Café Melitta; Stara S/A Indústria de Implementos Agrícolas; Metalúrgica Mor; Fitesa S/A, entre outros.

Uma das inovações da empresa é a Tomasi Rede Logística, um modelo de franquia de caminhões com foco nos pequenos transportadores e autônomos. Segundo o Diretor Comercial, Diego Tomasi, que também integra a direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), trata-se de um sistema que interliga os franqueados com os grandes embarcadores e fornecedores da empresa.

Este compartilhamento de informações e veículos gera ganhos para todos. “O embarcador, com maior oferta e disponibilidade de veículos. O franqueado, com maior movimentação de cargas. A nossa empresa, com desenvolvimento e ganho de escala. E a economia do Estado, com maior geração de emprego e renda para os pequenos transportadores e autônomos”, comenta Diego.

Entre as principais vantagens disponíveis aos franqueados, reforça o acesso a todos os grandes embarcadores das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil; a disponibilidade de cargas frequentes nas principais rodovias e rotas do país (ida e volta); a redução nos custos operacionais; o aumento da lucratividade; e ainda o Clube de Compras, onde há condições especiais junto aos maiores fornecedores do setor de transporte, com preços mais competitivos do que se realizassem estas compras de forma individual.

Ainda de acordo com diretor, a rede de franquia dá oportunidade para que os pequenos transportadores tenham seus negócios aliados a uma marca sólida. A Tomasi Rede Logística disponibiliza treinamentos aos associados e franqueados, e assistência constante à operação da franquia por meio de profissionais experientes nas áreas relacionadas à operação, administração e marketing, visando sempre o sucesso do franqueado.

Hoje já são oito transportadores franqueados. Juntos, somam pelo menos 20 caminhões. “Já são mais de 20 empregos diretos que foram gerados por este modelo. Até o fim de 2020, queremos chegar a 50 franqueados, o que deve gerar algo em torno de 100 novos empregos”, estima o Diretor Comercial.  “Apenas na nossa empresa já foram gerados 15 novos empregos, apenas para dar suporte e montar a estrutura para os novos parceiros”, acrescenta.

Menos ociosidade e maior faturamento

Vinícius Kappler é um dos diretores da Trans Kappler, empresa da área de transporte e logística que atua faz 22 anos no mercado estadual. Atualmente, o empreendimento iniciado por Sérgio Kappler possui 17 caminhões e atua em todo o Rio Grande do Sul com distribuição de produtos perecíveis como ramo principal, e cargas completas secas como ramo secundário. “Decidimos ser franqueados por diversos fatores. Entre esses, diminuir a ociosidade de nossos veículos, aumentar o faturamento e expandir nossa área de atuação”, afirma Vinícius.

Ainda de acordo com o empresário, a empresa busca vantagens em relação ao custo dos insumos e modelo de gestão. “Também queremos adotar um método de trabalho já consolidado, utilizando a experiência da relação entre empresa e colaboradores adotada pela Tomasi, adquirindo know how já testado e aprovado, e melhorar o custo dos insumos do transporte com o Clube de Compras, que se reflete para toda frota, não só aos caminhões vinculados à franquia”, acrescenta.

App para gestão e rastreamento de cargas

A empresa também busca melhorar o sistema de atendimento aos clientes, embarcadores e franqueados por meio do desenvolvimento de novas ferramentas pelo setor de Inovação e Tecnologia da Tomasi Logística. Para isso, possui uma equipe incubada no Tecnovates – o Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que é um dos principais espaços de fomento do empreendedorismo no Estado – para desenvolver um inovador aplicativo para smartphone, tablet e computadores.

O novo App serve para auxiliar a gestão de cargas e rastreamento de veículos. “Percebemos que a relação dos embarcadores e das indústrias com os transportadores é normalmente realizada via e-mail, ou mesmo ligações telefônicas. Mas é muito pouco automatizada. Com este novo mecanismo, o embarcador solicita uma carga por meio deste aplicativo e recebe a informação de qual caminhão vai transportar a carga. Logo em seguida, já é liberado o sinal do rastreamento para o cliente acompanhar a viagem pelo mesmo App.”

Além de facilitar a vida dos embarcadores, o aplicativo também serve para garantir maior rentabilidade aos franqueados. “Eles também terão acesso mais automatizado aos embarcadores, e isso fará com que haja menos ociosidade, tanto dos nossos parceiros como da própria frota da Tomasi Logística. Ou seja, haverá menos caminhões parados, e, consequentemente, menos cargas paradas nos estoques das empresas. O App faz com que a logística seja mais eficiente, gerando mais rentabilidade para todos”, resume Diego.

A Tomasi Logística

Com 29 anos de atuação, a Tomasi Logística é uma empresa familiar e conta com mais de 200 veículos e equipamento com as maiores cubagens do mercado brasileiro. Por meio das unidades em Lajeado (RS), Estrela (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Canoas (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG) e Feira de Santana (BA), atende toda região Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. “Somos especialistas em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias”, define o Diretor Comercial.  


Créditos: Agência Lente M Conteúdo

Trabalhe Conosco
Comercial