(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Mulheres em todas as frentes

08 de março de 2022
Na Tomasi Logística, elas estão em todos os setores mostrando eficiência e comprovando a força da mulher.

Gerentes, auxiliares de escritório, diretoras, coordenadoras de setor e até motoristas. As mulheres estão em todos os lugares e ocupam diferentes funções. Na Tomasi Logística não é diferente. No Dia da Mulher e nos demais dias do ano, a empresa valoriza a presença feminina em todos os setores e apoia a capacitação deste público.

Há cinco meses trabalhando na Tomasi, a motorista Helena da Silva, 30 anos, de Caxias do Sul, já se acostumou a descer do caminhão e lidar com a surpresa de quem está por perto. “Muitas pessoas comentam: nossa, uma mulher dirigindo um caminhão tão grande”, conta. Ela encara com naturalidade, afinal, poucas mulheres ainda estão à frente do volante de caminhões. 

Helena é motorista de caminhão por profissão há 3 anos. A dificuldade de se colocar no mercado, inicialmente, foi a falta de experiência. “Por isso acho tão importante o trabalho da Escola de Motoristas da Tomasi. Representa uma oportunidade”. Sobre ser motorista,  admite que há dificuldades, como a falta de infraestrutura na estrada, rodovias em condições ruins ou congestionadas, e o machismo em algumas circunstâncias. Mas ela procura ver apenas o lado bom da profissão. “Sou motorista de truck e isso é um sonho realizado, caminhão é minha paixão”.

A rota mais frequente de Helena é São Paulo. Mas ela já chegou a ir até Pernambuco transportando cargas da Tomasi. "Foi uma ótima experiência, a estrada te ensina coisas novas todos os dias. Toda mulher que tem o sonho de ser motorista, precisa correr atrás. Recebi muitos 'nãos', mas acabou dando certo”, afirma.

Para a motorista Helena, dirigir caminhão é um sonho realizado

Se há as colaboradoras que pegam a estrada, outras lidam em funções administrativas na Tomasi Logística. Mara Susana Krumenauer, 44 anos, trabalha na empresa desde 2013. Entrou no setor de cobrança e, atualmente, atua no setor financeiro. “Dentro da Tomasi, fui incentivada a voltar a estudar e estou no primeiro trimestre do curso Gestão Financeira. Hoje, vejo esse sonho se tornando realidade”, comenta.

Mara alia o trabalho na Tomasi, os estudos e a rotina familiar. Mãe do Lucas, 12 anos, e da Laura, 6 anos, o dia começa cedo e termina tarde para ela. “Meu dia a dia é como o de muitas mulheres: sou a primeira a levantar e a última a deitar”.

Para Mara, as mulheres de hoje são batalhadoras e bem-sucedidas, não se contentando em serem donas de casa. “Elas têm essa força de conseguir conciliar a profissão sem abrir mão de serem também mães, esposas e amigas”. 

Mara entrou na empresa em 2013 e foi incentivada a voltar aos estudos

Comprometidas com o trabalho

A diretora da Tomasi, Edi Tomasi, salienta a presença feminina dentro da empresa. “As mulheres que buscam o trabalho na área de transportes são muito fortes, decididas, comprometidas e, por todas estas qualidades, a Tomasi Logística recebe mulheres para as mais diversas funções, ocupando cargos importantes como de motoristas e de gestão”. Edi reforça que na Tomasi Logística, as mulheres são muito bem-vindas também por uma característica peculiar às mulheres. “Elas demonstram um profissionalismo incrível e um cuidado ao fazer as coisas que só elas têm”, ressalta a diretora.


Trabalhe Conosco
Comercial